Pacientes com necessidades especiais e a importância da saúde bucal

Como exemplo, podemos citar: os pacientes com deficiências físicas, sindrômicas, distúrbios comportamentais, autismo, transtornos alimentares, insuficiência renal, anemias, hemofilia, epilepsia, cardiopatias, pacientes imunossuprimidos por medicamentos, usuários de álcool e drogas ilícitas, transplantados, irradiados, deficiências sensórias e auditivas.

As dificuldades são grandes para esses pacientes

Imaginem uma dor de dente simples, como uma inflamação pulpar. Se já passou por essa situação, entende o que estamos falando. Agora precisamos nos conscientizar que existe uma população que necessita de atenção e cuidados. A presença de defeitos no esmalte, alimentação rica em carboidrato, uso frequente de medicamentos, inabilidade motora, dos músculos mastigatórios e da língua contribuem para transformar essa dor em um caos.

Além disso, a má higienização bucal e alterações no fluxo salivar são fatores de risco que contribuem para a maior prevalência de doenças bucais nesta população.

Consequentemente, muitos pacientes com necessidades especiais recebem tratamento odontológico somente em situações de urgência, na presença de dor, sendo comum a prática de extrações dentárias.

Por isso, qualquer indivíduo que apresente uma condição ou alteração, simples ou complexa, momentânea ou permanente, mental, social ou comportamental, precisará de uma abordagem especial, multiprofissional e um protocolo específico.

Pacientes com necessidades especiais e a importância da saúde bucal da CEMOI clínica em Brasília. O que caracteriza um paciente com necessidades especiais é o fato de ser portador de uma deficiência ou doença que o leve a necessitar de atenção e cuidados especiais.

A condução do tratamento

O tratamento requer a participação em uma equipe multiprofissional. Destaca-se a interação do cirurgião-dentista habilitado, do médico e de um fonoaudiólogo. Este último, observa as dificuldades de deglutição, fala e comunicação. O acompanhamento médico contribuirá com os cuidados clínicos gerais, avaliando a melhora e estado geral.

A cooperação do paciente é essencial para o sucesso do tratamento. Contudo, nem sempre a comunicação é compreendida. Nesses casos, existe a opção de realização do tratamento sob sedação (Leia mais sobre Sedação e Analgesia).

Benefícios

Os benefícios de se fazer o tratamento em clínicas especializadas garante:

• Baixíssimo risco de contrair infecções;
  • Redução da ansiedade do paciente e familiares por se tratar de um ambiente clínico;
  • Avaliação multiprofissional;
  • Rápido retorno às atividades diárias;
  • Aumento da autoestima; e
  • Retorno à rotina alimentar.

Artigo científico:

Avaliação do tratamento odontológico de pacientes com
necessidades especiais

Outras serviços e especialidades:

OdontologiaMedicinaFisioterapia