Toxina botulínica: o que é e para que serve
A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que, quando injetada no músculo, bloqueia os sinais nervosos enfraquecendo a musculatura de forma que ela não mais se contraia. Popularmente conhecida como botox, seus benefícios vão além da estética.
Na odontologia, a toxina botulínica é utilizada com efetividade em diversas desordens clínicas que envolvem atividade muscular involuntária ou aumento do tônus muscular. O efeito é observado entre 2 a 3 dias após a aplicação. Tem uma durabilidade eficaz de aproximadamente quatro meses, momento em que se observa um retorno da atividade muscular.
As dores e disfunções odontológicas tratadas com a toxina botulínica
Na odontologia o uso da toxina é mais comum no tratamento de bruxismo, disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger ou o apertamento dos dentes. Se ao acordar e perceber dores musculares na mandíbula e dores de cabeça, é provável que esteja sofrendo de bruxismo.
O bruxismo prolongado tornam os dentes doloridos ou soltos. O desgaste dental é comum nesses casos, eventualmente pode ocasionar destruição óssea e tecidual da gengiva. Um grande problema decorrente do bruxismo envolve a articulação da mandíbula, conhecida como síndrome temporomandibular (ATM) – leia mais.
O tratamento com a toxina botulínica faz com que a musculatura fique enfraquecida e diminua a tensão, sendo assim, o músculo não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, evitando o desgaste e traumas associados.
Outras duas situações muito comuns encontradas em clínicas odontológicas como dores de cabeça e correções estéticas são tratadas com a toxina. Dores orofaciais de origem muscular (enxaqueca), em casos estéticos de correção gengival e sorrisos assimétricos a toxina torna-se uma ótima alternativa não cirúrgica e com eficaz resolutividade.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é realizado injetando cuidadosamente pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos da face. Por meio de uma agulha muito fina os músculos produtores dos problemas são enfraquecidos.
O cirurgião-dentista possui profundo conhecimento das estruturas anatômicas da cabeça e pescoço, por isso é capaz de analisar a estética mais adequada para cada paciente, preservando suas expressões faciais.
As aplicações geralmente levam em torno de 15 minutos e sem administração de anestésicos. A quantidade a ser injetada dependerá de vários fatores como as características faciais e a extensão da enfermidade.
Benefícios do tratamento com a toxina botulínica
- Auxílio no tratamento do bruxismo;
- Correção das assimetrias faciais;
- Redução da exposição gengival acentuada;
- Controle da hipersalivação;
- Tratamento das disfunções temporomandibulares (DTM);
- Tratamento da enxaqueca de origem muscular; e
- Utilização profilática da musculatura em casos de implantes de carga imediata.
Artigo científico:
Uso da toxina botulínica na Odontologia
Outros serviços e especialidades: