Ginecologia

A ginecologia é conhecida como a ciência da mulher, dedica-se aos cuidados do aparelho reprodutor feminino. É uma especialidade da medicina capaz de diagnosticar e tratar doenças e afecções nas mamas, útero, vagina e ovários. E no CEMOI você pode realizar o seu acompanhamento ginecológico com segurança e facilidade na Asa Sul.

Quais as principais doenças relacionadas à ginecologia

Os avanços da medicina na última década foram significativos. Mas, não deixe, com que a toda essa evolução tire de você a iniciativa de se prevenir. No CEMOI, na asa sul, você será sempre bem atendida.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer é a segunda causa de morte natural no mundo, perde apenas para as doenças cardíacas. É mesmo assustador.

Então, fique atenta aos cinco tipos mais comuns do câncer na população feminina:

• Mama: o principal e mais comum. O alto índice de mortalidade está relacionado ao diagnóstico tardio;
  • Tireoide: menos agressivo e frequente nas mulheres;
  • Colo de útero: é o segundo mais frequente nas brasileiras;
  • Cólon de reto: se identificado no início as chances de cura são altas. Sangramento nas fezes, dores abdominais, prisão de ventre prolongadas são alguns sinais de alerta; e
  • Pulmão: era muito raro nas mulheres, atualmente ocupa o quinto lugar no ranking feminino. O tabagismo é o vilão.

A ginecologia em Brasília é conhecida como a ciência da mulher, dedica-se aos cuidados do aparelho reprodutor feminino. É uma especialidade da medicina capaz de diagnosticar e tratar doenças e afecções nas mamas, útero, vagina e ovários.

implante diu geap

DIU e SIU o que são?

Dispositivo intrauterino (DIU) e Sistema intrauterino (SIU) são dispositivos contraceptivos. Ambos devem ser inseridos por médicos habilitados em local seguro livre de infecções. Especialmente o SIU, também conhecido como DIU medicado ou DIU Hormonal é mais moderno e coberto por Planos de Saúde como a FACEB e GEAP.

A diferença entre os dois? Impedem a penetração e passagem dos espermatozoides, não permitindo seu encontro com o óvulo. A grande diferença é que o DIU é feito de cobre, um metal, e não possui nenhum tipo de hormônio, enquanto o SIU libera um hormônio dentro do útero. Além do efeito contraceptivo, o hormônio pode apresentar outros efeitos, como reduzir o fluxo menstrual.

Não causam aborto e se implantados corretamente trazem comodidade e a alta eficácia, que pode proteger a mulher durante 5 a 10 anos, dependendo do produto.

Existe risco de gravidez. Sim pois ainda não há um método anticoncepcional que seja 100% eficaz. No entanto, a chance de falha dos dois métodos é extremamente baixa, sendo parecida com a dos métodos cirúrgicos, como a laqueadura ou vasectomia, o que os deixa entre os métodos mais eficazes que existem.

Uma vez que não dependem da correta administração pela usuária, o DIU e o SIU possuem eficácia superior quando comparados aos métodos de curto prazo, como as pílulas, injeções, anel e adesivo contraceptivo.

O procedimento de inserção é simples, rápido e costuma ser realizado no próprio consultório do médico, sem a necessidade de anestesia geral.

Qualquer mulher pode utilizar o DIU/SIU? Não. Existem poucas situações em que o DIU e o SIU são contraindicados. A escolha do melhor método para cada tipo de mulher deve ser feita sob orientação médica, após a discussão e avaliação das suas necessidades e preferencias.

Cuide da sua saúde! Os principais benefícios do acompanhamento ginecológico

• Prevenção do câncer de mama (2º no ranking feminino – INCA);
  • Tratamento de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Avaliação e pesquisa de doenças relacionadas às variações do ciclo menstrual;
  • Síndromes ovarianas (policísticas);
  • Controle e identificação de desequilíbrios hormonais; e
  • Definir métodos contraceptivos e disfunções sexuais.

Graduada pela Universidade Federal do Piauí. Possui residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital Materno Infantil de Brasília. Aperfeiçoamento em ultrassonografia transvaginal, medicina interna e colposcopia. Experiência na colocação do Dispositivo Intrauterino sob sedação ambulatorial. Responde pelo Programa de Prevenção ao Câncer de Mama do CEMOI.