Fisioterapia a laser no tratamento de feridas crônicas

O tratamento de feridas crônicas possui algumas fases importantes que precisamos conhecer. A cicatrização cutânea é um processo fisiológico dinâmico e bastante complexo. Para que a reconstrução tecidual ocorra são necessários vários eventos celulares, moleculares e bioquímicos. Quando surge uma lesão, a resposta celular para o processo de reparação tecidual começa a ocorrer entre 24 a 48h, iniciando desta forma a primeira fase que é a Inflamação. Esta fase apresenta alguns incômodos como: a presença de calor, rubor, edema e dor.

A segunda fase é chamada de Proliferativa ou Granulação, em que ocorre o preenchimento da lesão pelos macrófagos e fibroblastos, dando origem a formação de novos vasos (angiogênese), de tecido a partir do surgimento de células epiteliais. Nessa fase, há contração da ferida e diminuição do seu diâmetro.

A terceira e última, o Remodelamento da ferida. Pode durar meses. Ocasião em que ocorrem as melhorias nos componentes das fibras colágenas com a reabsorção de água que aumenta a força da cicatriz e diminui sua espessura.

Feridas crônicas: um dos mais graves problemas de saúde

Segundo a Associação Brasileira de Estomoterapia – SOBEST:

“ Cerca de cinco milhões de pessoas convivem com feridas crônicas no Brasil, doença esta silenciosa, pouco comentada e cercada de muita desinformação, as feridas crônicas são consideradas um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade.

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que este problema afeta a rotina de vida de aproximadamente cinco milhões de brasileiros”.

Diversos fatores podem favorecer que ocorra uma lesão na pele ou até mesmo uma ferida. Vários estudos publicados nos revelam que as feridas crônicas estão associadas a doenças instaladas ou que foram adquiridas no percurso da vida.

Dentre elas, as úlceras venosas (decorrente de varizes em membros inferiores), úlceras por pressão, úlceras em pés diabéticos e também as úlceras neurotróficas, (está última sendo causada por pacientes com hanseníase).

O tratamento de feridas crônicas em Brasília possui algumas fases importantes que precisamos conhecer. A cicatrização cutânea é um processo fisiológico dinâmico e bastante complexo.

Acelerando as fases de cicatrização das feridas

Existem vários produtos, coberturas e terapias que auxiliam no tratamento das úlceras cutâneas.

Uma modalidade terapêutica usada na atualidade é a Terapia com Laser de Baixa Potência associado com diferentes coberturas para auxiliar no processo de cicatrização.

O uso do laser terapêutico tem o objetivo de acelerar o processo de cicatrização em decorrência dos seus efeitos fotoquímicos, fotofísicos e fotobiológicos nas células e tecidos. O procedimento é indolor. É indicado para pacientes com qualquer ferida em início do processo inflamatório. O número de sessões dependerá do estágio da lesão, bem como o tempo de cicatrização.

Benefícios da laserterapia

O tratamento de feridas cutâneas iniciais ou crônicas ou  com a utilização do laser de baixa potência tem se mostrado altamente eficaz na:

• Resolução dos processos inflamatórios;
  • Redução da dor (artrite);
  • Prevenção da ocorrência de edemas;
  • Prevenção dos tecidos e nervos adjacentes ao local da injúria;
  • Redução da área da ferida; e
  • Processo não invasivo e totalmente indolor.

Artigos científicos:

Os efeitos da laserterapia no tratamento de feridas cutâneas

Outros serviços e especialidades:

OdontologiaMedicinaFisioterapia